quinta-feira, 19 de março de 2009

Como criar um RSS

Lamento não estar usando a tecnologia RSS há muito mais tempo. Cansei de ver os iconezinhos laranjas nas barras de diversas páginas consultadas, porém jamais parei para analisar a sua utilidade.

Apenas com a experiência de algumas horas de testes (nesta manhã, para ser mais exato), consigo responder à pergunta que eu mesmo fiz no chat da última quarta-feira. Naquela oportunidade, queria saber por que o RSS fora escolhido como a primeira ferramenta a ser trabalhada no curso. Agora, respondo: é seletiva, objetiva e, certamente, poupará muito de nosso tempo.

Antes de fazer os testes sugeridos, li alguma coisa a respeito, ontem à noite. Encontrei dois artigos interessantes. Um sobre RSS, no site InfoWester: http://www.infowester.com/rss.php

Outro, sobre como usar o Google Reader, no site Baixaqui:

http://www.baixaki.com.br/info/1107-como-usar-o-google-reader.htm


Hoje pela manhã, li outro artigo bastante esclarecedor, agora na revista Mac +, última edição (no 033), pág. 34 – “Extra! Extra! Agregadores de RSS trazem as melhores notícias”. A matéria analisa os melhores programas dessa natureza para os usuários da plataforma Mac, entre os quais me incluo. São eles: o Shrook, o Vienna, o News Fire e o NetNewsWire – este último considerado o “queridinho” dos usuários, como destacou o repórter.

Animado por esta indicação, baixei o NetNewsWire e comecei a testá-lo. O programa é ótimo, porém meu inglês já não é tanto. E isso começou a fazer a diferença não apenas no cadastramento de páginas como também na configuração do software. Foi quando li um outro artigo que resolveu todos os meus problemas. A revista MacMagazine fez um comparação entre o NetNewsFire e o Google Reader – dando uma ampla vantagem a este último. Os resultados estão em:

http://macmagazine.com.br/blog/2006/09/28/novo-google-reader-adeus-netnewswire/


Daí por diante resolvi me concentrar no Google Reader e estou achando excelente (e é em Português!). Já registrei algumas pastas sobre assuntos que pesquiso habitualmente e, dentro delas, comecei a organizar algumas tags. Ainda não tive os três dias de testes solicitados para a experiência, mas certamente o aprendizado se dará com o uso das próximas semanas. A instalação foi fácil; a configuração merecerá um pouco mais de tempo e análise, de acordo com as minhas necessidades. 

Deixo a sugestão para que o professor Castilho inaugure o glossário de nosso Curso com dois verbetes, dando a sua versão para ambos, já que existem versões diferentes. São eles: Feeds e RSS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário