quarta-feira, 18 de março de 2009

Comparações entre Web 1.0 e Web 2.0

Os termos Web 1.0 e Web 2.0 definem as duas primeiras fases da internet, que podem ser analisadas por diferentes filosofias, atitudes, produtos e propostas. 


A primeira fase da internet se caracteriza pelo uso do email e, com ele se estabelece uma revolução na velocidade da comunicação. Mais econômica e eficaz do que o fax e o telefone, esta ferramenta consolidou e ampliou o seu espaço, tornando-se indispensável para qualquer cidadão. 


Ainda nessa mesma fase, as empresas entenderam que a internet poderia se constituir num excelente canal para ampliar seus negócios. A agilidade e a rapidez da comunicação promoveram uma interatividade mais consistente entre funcionários, clientes e fornecedores.


Essa nova prática de comércio trouxe mais vantagens para o consumidor, que já não precisava sair do conforto de sua casa para comprar o que desejava, bastando para isso usar o cartão de crédito. Passou a encontrar ofertas mais vantajosas do que nas próprias lojas. Para as Empresas o novo método também se apresentou mais seguro e lucrativo, diminuindo os gastos com pessoal e encargos sociais.


A economia de papel, telefone, fax e de gastos com funcionários também atraiu o interesse dos bancos, que ampliaram consideravelmente a sua rede de atendimento. Atualmente, o Internet Banking é o serviço que mais cresce na grande rede. Dados da Febraban revelam que, no período entre 2004 e 2005, o número de agências cresceu 1,5 % e o volume de acesso à web, 43,5%.


Tim Reilly, presidente e CEO da Reilly Media, entusiasta da Web 2.0 estabelece algumas dierenças básicas entre as duas fases da internet.

 

A primeira (Web 1.0) é estática, a segunda (Web 2.0), dinâmica; uma é proprietária (de sistemas e softwares fechados, que são vendidos) e outra aberta; a Web 1.0 é institucional; a Web 2,0 é rede social; a primeira é um canal, a segunda, uma plataforma.


Para que a primeira desse lugar à segunda foi necessária a mudança de todo um cenário mundial, buscando a evolução do sistema e, com ela, uma nova fase de geração de serviços.


Isso se reflete na democratização do acesso aos computadores envolvendo mais de um bilhão de usuários da internet ao redor do mundo, acesso à banda larga, convergência de mídias e distribuição multicanal.   


A internet está se massificando e se democratizando. Um de seus maiores exemplos de interatividade é a Wikipédia, criada em janeiro de 2001 e que já reúne mais de três milhões de artigos em 205 línguas e dialetos diferentes.


Quando foi criada, poucos acreditavam em seu sucesso. A expectativa era de que o trabalho de cooperação não fosse visto pelos usuários com a seriedade merecida. Quem pensou dessa forma se enganou. Construida com responsabilidade, a Wikipédia transcendeu os limites de qualquer enciclopédia já editada. É uma das principais fontes de consulta no mundo inteiro.


Um comentário:

  1. Recebi de Vanessa Higgins Joyce o seguinte comentário:

    Claudio, muito bom o seu texto. Sua perspectiva economica da web, e da mudanca para a 2.0, ficou muito interessante. Ainda nesta linha, uma das principais caracteristicas das web 2.0, o usuario participativo, colaborador, traz algumas dificuldades (mas tambem possibilidades) para o jornalismo, pensando na rentabilidade dos meios de comunicacao. Muito bom, Claudio.

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